sábado, 19 de setembro de 2009

Marajoara e cultura Santarém

Marajoara é a quarta das cinco fases da ocupação dos índios na Ilha dos Marajós que provavelmente seria habitada há 1.100 a.C. A cultura Marajoara começou a ser estudada desde o final do século XIX pelos arqueólogos americanos Betty Meggers e Clifford Evans.
Uma série de datações radiocarbônicas permitem situar o período de maior crescimento e expansão da cultura Marajoara entre os séculos V e XIV, colocando-a como a mais antiga fase da tradição polícroma amazônica, um estilo cerâmico caracterizado por uma cerâmica cerimonial altamente elaborada em forma e decoração (pintura preta e vermelha sobre branco, bordas ocas, uso de técnicas de modelagem, incisão e excisão), encontrada associada a enterramentos secundários e contextos rituais.
As pinturas eram acromáticas, havia apenas a tonalidade do barro queimado. A coloração era obtida com o uso de engobes (barro em estado líquido) e com pigmentos de origem vegetal. Para o tom vermelho usavam o urucum, para o branco o caulim e para o preto o jenipapo, além do carvão e da fuligem

As duas esculturas em primeiro plano são da fase Marajoara e do fundo, da cultura Santarém. As cores foram obtidas através do barro líquido com coloração branca com o uso de caulim e o preto com jenipapo.

Considerada umas das mais expressivas e antigas, a Cultura Santarém é um complexo de culturas como a Marajoara que foram encontrados na área amazônica.
A cerâmica apresenta representações de humanos ou animais em relevo. Outra característica é o realismo da representação do homen ou do animal.

- Vasos de Cariátides: São pequenos vasos simétricos, em forma de taça, com parte superior ligada à inferior por três cariátides antropomorfas; nas bordas da parte superior estão afixadas outras figurações.

Com forma de taça, a parte superior está ligada a três cariátides e na parte de cima estão detalhadas com diferentes formas.


- Vasos de Gargalo: Apresentam um corpo central - gargalo - e abas, ou asas laterais constituídas de animais - cabeças de aves ou jacarés, por exemplo, e sobre os quais estão assentados outros animais.

Apresenta abas laterais com representações de animais, como cabeças de aves.


- Estatuetas: Apresentam grandes variedades de formas antropomorfas ou zoomorfas, predominando as primeiras e diferentes modos de confecção. Podem ser: ocas, maciças, ou com partes ocas e partes maciças. Os personagens estão nus e são, na maioria das vezes, do sexo masculino

Acervo MPEG - O personagem está nu e é do sexo masculino.


11 comentários:

  1. valeu pela dica tava precisando para o trabalho de artes

    ResponderExcluir
  2. muitoo obrigada ta ajudando no trabalho de artes so vou pesguisar mais umpouquinho !

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. nossa muito bom!!!
    fiz meu trabalho de artes em um minuto

    ResponderExcluir
  5. Olá amigo, podemos formar uma parceria. Eu trabalho com venda de artesanatos, caso se interesse, acesse nosso site: http://www.ceramicasmarajoara.blogspot.com/
    ou mande um email para:
    ceramicasmarajoara@gmail.com
    Aguardo sua resposta, Abraço!

    ResponderExcluir
  6. vlw tudo q eu preciso pra tarefa de artes

    ResponderExcluir
  7. Ajudou mtu para o trabalho d história '' obgdo' e parabéns' bjoos'

    ResponderExcluir